Dicas, Viajem

Check List: Intercambio

 IRLANDA, GO!

Oi oi cara leitora mais uma terça-feira e estamos aqui para falar sobre um dos meus assuntos FAV. Ah! O tão desejado sonho de fazer intercâmbio. Eu já havia falado aqui antes sobre como escolhi meu destino, quais foram os critérios e falei um pouco sobre a Irlanda, se você não leu o artigo eu vou deixar ele aqui pra você. Agora nos vamos começar a check list do que é necessário e pesquisar um pouco mais sobre a Irlanda. Não queremos de jeito de nenhum descobrir que fizemos uma escolha ruim quando estivermos dentro do avião já.

você sabia?

Que Existe basicamente duas Irlandas. a IRLANDA e a IRLANDA do NORTE, basicamente a única diferença entre as duas é que a IRLANDA é um pais independente, enquanto a IRLANDA do NORTE faz parte do Reino Unido, junto com  Inglaterra, Escócia e País de Gales. Mas não se assuste as dois ficam na mesma ilha.

 

check lsit: passaposte oculos mapa e fone de ouvidoPassaporte

Quando você pensa em fazer um intercâmbio ou até mesmo viajar fora do pais, as primeiras coisas que você precisa ter em mãos são: PASSAPORTE E VISTO. Se você está pensando em viajar e a viagem está um pouquinho distante não precisa se preocupar tanto, você terá tempo para conseguir todos os documentos importantes. Porem se você pensa em viajar já, vai precisar correr contra o tempo.

Apesar de não ser tão difícil (pelo menos até onde eu sei não) os documentos demoram alguns dias para ficar pronto, então antes mesmo de decidir para onde quer ir o ideal é estar com tudo em dia, dessa forma você não corre o risco de ter que adiar sua viagem por falta de documentos necessários.

Se você é como eu e ainda nao tem seu passaporte não se preocupe, eu estou aqui para te ajudar rs.

Você precisa reunir todos os seus documentos:

  • Documentos de identidade – RG (carteira de identidade), carteira funcional reconhecida por lei federal, CNH (carteira de habilitação) ou Carteira de Trabalho com foto.

Importante: Se estiver tirando a segunda via, o antigo passaporte também é valido para tirar um novo. Caso tenha mudado o nome precisa de Certidão de Casamento.

  • Titulo de Eleitor e comprovantes de votação – Se não tiver os comprovantes, serve uma declaração da Justiça Eleitoral comprovando que está em dia com suas obrigações eleitorais
  • CPF – se o numero constar na CNH,, RG ou carteira de Trabalho não é necessário a apresentação do documento.
  • Documentação que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para homens)

Se não for seu primeiro passaporte, alem de todos os documentos, é necessário apresentar o anterior (comum ou de emergência), caso contrario você pagara uma taxa extra.

check list: beyonce dizendo nao Nada de dor de cabeça!

se você já está com todos os documentos, agora é bem mais fácil, porem não tem simples.

Você vai precisar preencher a solicitação no site da receita federal. É bem simples e rápido de ser preenchido, são quatro telas, nos quais você precisa informar seus dados pessoais. No final, você poderá escolher o posto que será atendido e pronto. Clique para gerar o protocolo e imprima para levar no dia.

Assim que você finalizar seu formulário de solicitação, você precisa gerar o boleto para realizar o pagamento da Guia de recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa está em torno de R$257 reais. O comprovante de pagamento precisa ser apresentado junto com o protocolo de solicitação.

Importante: Alguns postos é necessário fazer o agendamento para o atendimento, e outros não. Caso você tenha o numero do protocolo e já tenha efetuado o pagamento basta acessar esse link para realizar o agendamento.

Na data agendada, basta comparecer com todos os documentos, o protocolo de solicitação e o comprovante do pagamento da taxa. Não é necessário levar fotografia, a foto é tirada no mesmo dia. Ou seja vá como se fosse para balada, ninguém merece sair nas foto com cara de quem está chupando limão. É bem pratico o atendimento, eles tiram sua foto, assinatura digital, e conferem a documentação. PRONTO! Depois disso é só  aguardar ficar pronto.

O passaporte ficando pronto é só comparecer ao aposto de atendimento, com algum dos documentos, e fazer a retirada.

ckeck list : homem curiosocuriosidade:

A Irlanda curiosamente, tem as portas coloridas, em quase a totalidade de suas casas. Há duas lendas que justificam esse costume. O primeiro diz que em 1861 a Rainha Victoria, após a morte do Príncipe Albert decretou que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por centenas de Irlandeses. A segunda explicação é que como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual era a sua residência.

 

 

Se assim como eu você sonha em fazer seu intercâmbio, comece o quanto antes a se programar. Uma viagem de longo prazo como essa e em outro pais acaba ficando um pouco caro. Então melhor se planejar com calma e antecedência, assim tudo sairá conforme planejado

Bom essa foi a minha dica de hoje. Se você tem alguma, conta para gente que  vamos procurar te responder da melhor maneira possível.

até a próxima

beijos T/Rodrigues

 

 

Comentários

Comentários

3 thoughts on “Check List: Intercambio”

Deixe uma resposta