Música

I Love Rock’n Roll!

Há quem diga que nunca escutou esse estilo de musica, quem diga que só escuta esse tipo de musica, quem diga que já escutou, mas que hoje não faz muito seu estilo, e quem diga que nunca se imaginou escutando mas hoje não consegue não ouvir. Vem em vários jeitos, pesado ou mais suave, com grito ou sem, o que não deixa de ser considerado um estilo único!! E quem vive desse estilo com certeza não consegue larga, e ai já sabe de que estilo musical eu estou falando?

É isso mesmo, no dia 13 de julho aqui no Brasil é comemorado o dia mundial do ROCK e nada mais justo do que escrevermos um artigo todinho relacionado a esse estilo que me encanta de tantas maneiras. Vamos falar sobre o porquê o dia 13/07 é comemorado o dia mundial do rock, algumas pessoas acham que a data é comemorada mundialmente, mais não é bem assim.

Em 1985 exatamente no dia 13 de junho foi organizado um evento para arrecadar fundos para pessoas que estavam passando fome na Etiópia, Africa,  o megaevento auto-intitulado “LIVE AID” trouxe diversos artistas do mundo  rock e pop, ate aquele momento nenhum outro evento havia reunido tantos famosos do passado e presente.


A transmissão do show  foi mundial e reuniu cerca de 1.5 bilhões de pessoas no mundo, todos ligados nas emissoras que transmitiriam o evento ao vivo. O megashow  foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure, e foi realizado em grandes cidades como Londres, Filadélfia, Sidney, Moscou e também no Japão.

O evento começou as 12:00 em Londres, Inglaterra trazendo The Who, Phil Collins, U2, Queen, David Bowie com Thomas Dolby entre outros e encerrando o evento com Elton John com Kiki Dee e Wham e Paul McCartney  e continuou no JFK Stadium, Filadélfia, EUA com Madonna, Mick Jagger com Hall & Oates e Tina Turner, Bob Dylan,  Billy Ocean, Black Sabbath, e  Lionel Richie.

O nome dia mundial do rock se deu graças ao megaevento que conseguiu juntar tantos nomes da musica e pelo motivo da organização do show.

Após as rádios paulistanas especializadas em rock começarem a divulgar a data em sua programação anos depois do “LIVE AID” a celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e em poucos anos passou a ser popular no pais. Outros países não têm uma data especifica para a celebração do ROCK.

Rock n’ Roll

A historia do rock n’ roll começa La na década de 50 no sul dos Estados Unidos, e foi se espalhando rapidamente pelo mundo todo. Na década de 50 quem se firmava nesse cenário era o nosso Rei Elvis Presley, unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues.

Foi na década de 50 que o rock teve sua fase inicial, ganhando a simpatia dos jovens que se identificam com as bandas e cantores que traziam um estilo mais rebelde. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante.

 

“Acreditar em Deus é mais importante do que ir a igreja”

– Elvis Presley

 

Já nos anos 60 o mundo conhecia a banda com maior sucesso de todos os tempos, os Beatles que estourou nas paradas na Europa e nos Estados unidos, lançando a musica Love me do.

Os anos 60 também foi conhecido como anos rebeldes devido aos diversos movimentos pacifistas e manifestações contra o Vietnã. Nessa mesma época The Rolling Stone, The Doors e Pink Floyd começavam a fazer grande sucesso, e foi nesse período que surgiu o famoso lema “sexo, drogas e Rock n’ roll”. Ok não preciso dizer o porquê dessa lema ne? (risos)

No final da década de 1969 aconteceria um marco histórico o Festival de Woodstock, que reuniu cerca de meio milhões de jovens tornando se osímbolo dessa época, o festival levava o o tema “paz e amor” e  reuniu Jimi Hendrix e Janis Joplin. Pois é ne, quem nunca ouviu sobre as historias marcantes que esse evento proporcionou aos envolvidos?

Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época: The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

 

 

“Se as portas da percepção forem abertas, as coisas irao surgir como realmente são: infinitas”
– Jim morrison, The doors

 

Nos anos 70 surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music  nasce com os sucessos de  Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.

É também quando o rock ganha uma cara mais popular com o surgimento dos vídeos clipes e a manifestação da musica, o rock ganha mais um cenário com batidas mais fortes e pesada, o heavy metal nasce com as bandas Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época: The Ramones, Iggy Pop & The Stooges, Sex Pistols, KISS e Aerosmith.

Funciona assim: pegue qualquer melodia seja ela qual for, beethoven ou musica havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamaram de rock n’ roll!

Anos 80 foi marcado pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Em Nova York a MTV surgia dedicada a musica o que ajudaria a impulsionar o rock. A emissora se dedicava a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

 

 

“Nós não devemos ser responsáveis, nós devemos ser irresponsáveis (artisticamente falando)… o Rock ‘N Roll deve ser irresponsável.”
-Bono Vox, do U2.

 

 

Década de 90 foi a época do hard rock, liderado pela banda Guns N’Roses. Os anos 90 também foi marcado pelo movimento grunge que trazia em suas melodias letras relacionadas a depressão e angustia, tinha características musicais com menos cuidado na polidez do som, a banda nirvana liderada por Kurt Cobain é o maior representante deste estilo, R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período. Foi também a época marcada por fusões de ritmos diferentes, Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganham o gosto dos roqueiros fazendo grande sucesso. Oasis, Green Day e Supergrass surgem para representar o rock britânico.

 

 

“Morra jovem, permaneça belo”

– Kurt Cobain, Nirvana

 

Atualmente o rock convive com muitos estilos e influências. Houve fusão com praticamente todos os ritmos existentes, até mesmo com o samba, ao suíngue de Jorge Ben. E muitos outros instrumentos musicais se juntaram às guitarras, baixos e baterias. Elementos eletrônicos também são muito utilizados e várias releituras são feitas, mas as características que identificam o rock são eternas. Já diziam os Rolling Stones: “its only rock n roll, but I like it“! (É apenas rock n roll, mas eu gosto).

E ai o que achou do artigo? Conta pra gente quais são as bandas e musicas que você gosta ? Quem sabe não montamos uma playslist super “PUNK” ?

 

Beijos T.

Pesquisar e Referencias:

http://brasilescola.uol.com.br/artes/rock.htm

http://www.suapesquisa.com/rock/

https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/12863

Deixe uma resposta