sobre o blog

Dica| Como Anda seu Currículo?

Está pensando em arrumar seu primeiro emprego? Então, corre que eu hoje eu vou dar dicar de como montar seu CV.

Ola Pessoinhas tudo bem? Hoje o tema pode não ser um dos mais legais, mas com certeza é de grande ajuda. Como montar um currículo?

Depois de terminar um curso que estava fazendo (não vou dizer qual é, porque vai ser tema para a próxima publicação), estive pensando em como iria começar nessa área, dai o primeiro passo é montar um currículo. E foi quando eu percebi que não tinha nenhuma noção de como montar um currículo que fosse bom o suficiente para um entrevista.

Eu já trabalho, porém consegui esse emprego trabalhando de jovem aprendiz. Ou seja, só fui contratada como CLT depois que meu contrato acabou.

Com tudo isso, veio a inspiração de ajudar quem também não sabe como começar.

Resultado de imagem para gif trabalhandoPrimeiro Passo.

Depois de encontrar as vagas que você quer se candidatar, procura saber um pouco mais sobre a empresa que você está candidatando. As vezes a empresa tem um politica mais rígida quanto a vestimenta e ao modo de trabalhar, enquanto tem outras que são mais flexíveis. Isso vai ajudar na hora de montar seu currículo e também a como se vestir e agir na hora da entrevista.

Importante lembrar que caso o currículo vá para uma plataforma online de emprego, o currículo precisa ser um pouco mais genérico, já que não se sabe qual empresa vai se interessar.

Dados pessoais.

O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço (não precisa informar o cep), cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail.

Objetivo

Nessa parte você precisa informar a empresa qual a área que você quer atuar. Se você tem interesse em uma área  não coloque a disposição da empresa, porque eles podem entender que você aceitaria qualquer posição. Caso você já tenha experiencia ou a empresa não exija experiencia coloque que sua intenção é trabalhar em determinado cargo. 😀

seja coerente, se for seu primeiro emprego não coloque que quer um cargo de gerencia ou coordenação. HAHAHA

Resumo de qualificações

Essa pode ser uma parte difícil se for seu primeiro emprego, porém é importante você saber que as vezes aquele cursos livres que você fez para poder entrar no mercado de trabalho vai te ajudar e muito. Coloque quais são suas experiencias, coloque informações positivas para que recrutador queira ler seu currículo até o final. O importante é mostrar quais habilidades, conhecimentos e experiências que ele possui seriam positivos para a posição e companhia.

Formação acadêmica

O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

 Experiência profissional

Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.

Cursos complementares

Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

Idiomas

Você precisa ser honesto quanto o seu conhecimento em outras linguás, porque pode acontecer do recrutador testa-lo durante a entrevista. O nível de conhecimento pode ser: Basico, intermediário, avançado e fluente.

Informática

O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los. Quem fez curso na área pode colocá-lo seguindo o padrão usado nos cursos complementares.

O que não colocar:

– Foto (Só deve ser enviada quando empregador solicitar)
– Número de documentos
– Título “currículo vitae” ou “currículo”
– Pronomes pessoais (Ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por “desenvolvimento de projeto”)
– Informações negativas (Profissionais que não possuem algum tipo de conhecimento não devem colocar essa informação. A melhor opção é não informar nada)
– Nome de pais, marido ou esposa e filhos
– Referências pessoais (Contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados)
– Motivo de saída de empregos anteriores
– Pretensão salarial
– Cartas de referência
– Certificados de cursos realizados
– Data e assinatura

Essas dicas foram tiradas do site G1

Espero que ajuda você que quer procurar um novo emprego ou o seu primeiro emprego.

Não se esqueça que pode acontece de você não conseguir passar em algumas entrevistas, mas não desista continue tentando e se preparando, uma hora da certo.

 

Fighting!

 

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta