Dicas

Faculdade: Já Decidiu Se Quer Fazer?

Uma dúvida que deixa muita gente de cabelo em pé.  Fazer ou não fazer FACULDADE

Oi oi querida leitora, um dos temas que mais vejo na internet é sobre fazer faculdade. Só que mais dificil do que decidir entre fazer ou não fazer faculdade é decidir qual curso escolher. E se tem uma pessoa mais indecisa que eu, por favor se apresente porque MDS já perdi as contas de quantas vezes deixei de comprar ou fazer algo porque fiquei indecisa entre duas ou mais coisas.

A decisão de fazer um curso superior requer muita paciência e CERTEZA. Muitas vezes decidimos qual profissão cursar baseado nos chamados influenciadores, na life STYLE, ou na vida bem sucedida de pessoas formadas em áreas especificas. Mas o que esquecem de nos dizer é que para alcançar o objetivo de ser bem sucedido precisamos passar por uma serie de coisas chatas.

Faculdade é algo muito LOUCO. Bom eu posso dizer que entendo do assunto, estou me formando em marketing. Então eu sei como é o dia a dia de um estudante. Mas vai por mim, já perdi às contas de quantas vezes chorei e pensei em desistir do tão sonhado objetivo de ter um diploma. Isso porque é extremamente caro e exaustivo.

Todo dia uma viagem nova

São paulo é o lugar onde as coisas acontecem, mas quando digo São Paulo eu digo o centro dele. Aonde estão as empresas mais conceituadas e faculdades com um valor mais acessível. Então se você mora longe do centro seja de qualquer cidade coloque na lista a exaustão pelas viagens diárias que terá que fazer.

As distrações de cada dia

Ao redor de cada instituição terá sempre o que eu gosto de chamar de “TEMPLOS DE DISTRAÇÃO”, os chamados BARZINHOS. Gente é extremamente difícil se conter e não acabar desviando o caminho, em todo lugar que você olhe estão lá. Se você não bebe vai conseguir se conter mais isso não vai durar, mesmo que você não beba vai fazer amigos que bebem e esses, minha amiga vão te convencer e ir nem que seja para fazer companhia. Risada vai risada vem, e pronto, você ja perdeu as duas primeiras aulas. E pior, os temas dessas aulas perdidas são sempre os temas que vão cair na prova. Hora da prova leio a primeira pergunta e fico “MAS RAPAZ QUANDO FOI PASSADO ESSE CONTEÚDO?”. Se você der sorte pega um exame, estuda para caramba e consegue passar. Agora pelo contrario eu sinto muito DP será seu final INFELIZ.

Quem disse que seria fácil

Vida de universitário não é fácil e fica pior quando chega a época das provas. Por mais que você tenha se esforçado o semestre inteiro, se privado de festas e templos de distrações, existe uma pressão psicológica exercida que você acaba entrando em pani. Ja aconteceu diversas vezes de na hora das provas dar BRANCO. É desesperador você saber o conteúdo e não lembrar, é uma coisa louca gente, mas é muito normal

Aulas chatas? Oi?

Eu preciso falar, todo o curso tem aulas chatas. São essas aulas que você se pergunta se é necessário mesmo aprender, e fica fazendo as contas de quantas vezes você pode faltar só para não precisar assistir. É tão chato que a maioria das vezes você vai se pegar em um cochilo profundo. E se você estuda de noite é ainda mais garantido que mesmo indo à essas aulas você, ou não vai prestar atenção no conteúdo, vai dormi ou vai entrar em estado de eu estou aqui mais minha mente está nas minhas series que estão atrasadas. Eu to rindo mas é de nervoso kk

A parte boa é que…

O legal da faculdade são amigos que você faz, apesar de no final você não manter muito o contato você sabe que se algum dia qualquer um deles estiver trabalhando na área que vocês cursaram a probilidade de indicação é extremamente grande.

Chegamos ao ponto chave, as aulas que você quer loucamente assistir. Porque seu sonho é trabalhar naquela aréa de atuação.  Quer um conselho não coloque muitas expectativa em uma unica aul, se deixe surprender. As vezes  aquela area de atuação que você quer tanto aprender pode acabar se tornando super chata, e aquela que você descartou logo no primeiro semestre vai se mostrar muito mais sua cara e muito mais prazerosa de assistir.

Se você ainda nao escolheu qual curso fazer ou decidiu se vai fazer faculdade, esses são meus conselhos:

Não faça por pressão dos pais

Primeiro porque em muitos casos você acaba nem escolhendo um curso que gosta, e sim um curso que você acha que seus pais iram te apoiar. Das duas uma ou você desiste do curso quando percebe que mais falta do que vai as aulas, ou pelo simples fato de descobrir que realmente não gosta do curso. Pode acontecer de você acabar acertando e amar se forma no curso escolhido, mas você quer mesmo arriscar?

Custa tempo e esforço

Faculdade nao chega nem perto de ensino medio. Não adianta só frequentar as aulas todos os dias. Você vai precisar tirar algumas horas do seu dia durante a semana se possível ou final de semana para estudar todo o conteúdo aplicado nas aulas. Fora as horas de estudos por conta das provas, você vai precisar de tempo parar preparar trabalhos. Nesse caso você vai ter que tirar um tempo em dobro para pesquisar sobre os assuntos. E como são sempre em grupo, tirar mais um tempo para debater com seus colegas de grupo kkk.

Como é caro

É CARO, sim. Se você é bolsista ou pretende conseguir uma bolsa integral ou parcial. Parabéns! É um gasto a menos. Mas isso não quer dizer que você não vai ter que desembolsar um dinheiro para os trabalhos. E você vai ficar impressionado de como impressão é caro. A maioria dos trabalhos são sempre em capa dura, e mesmo que seja divido entre todos os integrante do grupo não se esqueça que cada professor irá pedir seu trabalho, divida isso entre todas as aulas, mas os xerox, mais os livros que são sempre indicados pelos professores para comprar, mais a capa. Pronto, ja estou de novo no vermelho kkkk.

Agora se você não deu a sorte de ser bolsista, acrescente mais esse gasto que aumenta de semestre em semestre. Só resta curtir e dar muita risada, porque se não vai acabar chorando todo mês até o dia da formatura.

Responsabilidade

É extremamente chato isso,mas é verdade. ADEUS vida social. Para aqueles que conseguem ser universatario e sair para balada como se fosse o ultimo dia da vida PARABENS. Você não merece palmas merece Tocantis inteiro. Trocadilho ruim né? Mas vamos rir para nao chorar. Já perdi as contas de quantas noite virei a noite fazendo trabalhos e estudando para provas enquanto meus amigos estavam virando a noite em festas.

Escolha perfeita

Não existe essa. Uma coisa que você vai acabar descobrindo é que em muitos casos aquele curso que você achava que era o certo para você vai acabar se tornando algo extremamente chato, e isso é normal. Muitas vezes acabamos vendo em certas áreas somente o trabalho final, mas a parte chata de crianção, planejamento e colocar tudo em pratica acaba ficando de fora. É lindo ver o trabalho finalizado né? Mas saiba que muita vezes esses profissionais levaram meses para que o trabalho final ficasse perfeito. E é nisso que você deve focar. Antes de mais nada você precisa descobrir o que ama fazer, e se colocaria sua mente e tempo para realizar tais projetos. Ai SIM é hora de pesquisar e descobrir qual o melhor curso para te ajudar a alcançar seu objetivo.

Lembre se sempre que FACULDADE leva tempo, de dois a quatro anos no minimo, então não perca seu valioso tempo e dinheiro fazendo algo para agradar ao outros. Essa é uma escolha para vida toda.

Nem sempre o caro é bom

Nem vou citar muito o que esse tema significa para mim. Mas é fato, escolha uma instituição pelos depoimentos de ex alunos formados ou não. Não se apega a BOA PUBLICIDADE E MARKETING. As vezes aquela instituição que faz menos barulho tem muito mais a te oferecer do que aquelas com “Q de qualidade”.

Finalmente um feliz

Quando você se formar no curso que você ama. Todo o esforço, dinheiro, tempo e etc, iram te trazer um sentimento de satisfação extrema. Saber que você agora entende como sua área de atuação funciona é tao excitante. Você ira se sentir realizado e bem consigo mesmo.

Eu escolhi o marketing porque queria fazer um blog. Queria de alguma forma, mostrar para vocês que mesmo sendo dificil você pode sim realizar seus sonhos. E aqui estou eu, realizando um dos tantos sonhos que tenho.

 

Espero que você tenha gostado do post de hoje. E não tenha pressa, quando você menos esperar vai descobrir o que gosta de fazer. E vai com toda fé que é possivel ter.

Se você já escolheu seu curso, ja se formou ou nem pensa em fazer faculdade, conta para gente como decidiu? Quem sabe você também nao inspire outras pessoas.

 

Beijos T/Rodrigues

 

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta