sobre o blog

Outubro Rosa: Espalhe essa idéia

Outubro Rosa, a prevenção é fundamental na luta contra o câncer de mama.

Oi oi querida leitora. Outubro chegou e trouxe a primavera com seus dia chuvosos e coloridos, mas também trouxe a campanha Outubro Rosa. A campanha vem com o objetivo de chamar a atenção quanto a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnostico precoce.

Eu como mulher entendo muito bem como é não ter tempo para quase nada. Faculdade/Escola, trabalho, casa, filhos etc. É uma lista enorme da quantidade de coisas que somos capazes de fazer e muitas vezes fazemos tudo ao mesmo tempo não é?

Super Mulher

O problema é que nessa de ser uma Super Mulher você acaba deixando de lado coisas que são extremamente importantes como a sua SAÚDE. E quando digo saúde eu digo mental e física também. Ficando muitas vezes sem comer, dormir,  sem consultar o nosso medico. O que deveria ser feito anualmente no mínimo.

Pensando nisso, e na importância que a mulher tem na sociedade,a campanha veio pra conscientizar de como é importante fazer os exames de mama regularmente. Óbvio que não é só nos meses de campanhas que devemos nos preocupar com a nossa saúde. Mas é claro que eu não preciso te dizer isso né? Mas o mês de outubro vem representando essa causa, e levando a informação a toda população.

Como tudo começou…

A campanha deu inicio na década de 90 com a primeira corrida pela cura realizada em Nova York. A cor rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade, empresas e entidades. Com o passar dos anos a popularidade do Outubro rosa alcançou o mundo todo. Já no Brasil a iniciativa foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo.

Visite seu Médico

Existem formas de detectar a doença precocemente, desde o exame clínico feito pelo ginecologista, a mamografia que nada mais é do que o Raio X das mamas e o auto exame que você pode fazer em casa. É importante lembrar que a partir da primeira menstruação, as mulheres devem consultar o médico ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Auto Exame

Você pode fazer em casa de preferência uma vez por mês, sempre ao final da menstruação ou na menopausa em um dia especifico do mês.

como fazer:

  1. Diante do espelho, em pé e com os braços soltos ao longo do corpo, observe o bico dos seios e a aréola. Veja se há retração ou mudança na cor da pele, da superfície ou do contorno da mama.
  2. Levante os braços acima da cabeça e observe se há retração na pele da mama ou do mamilo.
  3. Deitada. Coloque um travesseiro sob o ombro direito, ponha o braço direito atrás da cabeça e, com a mão esquerda, apalpe a mama direita.
  4. Em movimentos circulares suaves, aperte toda a mama com a ponta dos três dedos médios juntos, sem tirá-los da pele, para sentir se há nódulos ou endurecimentos. O movimento da mão deve ser leve e de cima para baixo. Revise também embaixo das axilas.
  5. Repita os movimentos apalpando a mama esquerda com a mão direita. O autoexame pode ser feito durante o banho, com as mãos ensaboadas. Sentiu algo errado. E agora? Se você percebeu um nódulo, é hora de calma e prudência. Ligue para o médico e marque sua consulta para poder fazer a mamografia

Lembre-se: É importante que você esteja atenta ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. Mas não se esqueça que o autorreconhecimento não substitui o exame clinico feito pelo médico ou a mamografia.

Não podemos esquecer que você é importante demais, e deixar sua saúde de lado não deve ser nunca uma opção. Visite seu medico regularmente. por mais chato que seja é necessário para que você tenha uma vida com mais qualidade.

É comprovado que 28% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis. Então procure fazer algum exercício e fazer uma dieta saudável.

Todos por uma causa!

Beijos T/Rodrigues

Comentários

Comentários

2 comentários em “Outubro Rosa: Espalhe essa idéia”

Deixe uma resposta