Dicas, Histórias

Sereias: Saiba Um Pouco Mais…

Existem milhares de historias sobre sereias. 

Se você é, ou quer ser uma seria fique pronta porque agora você vai ficar por dentro de tudo o que envolve esse assunto. Primeiro de tudo, quem nunca quis ser uma sereia? a Ariel é a prova viva de que até mesmo as sereias podem ter um final feliz. Mas ao contrario do que é retratado em a pequena sereia (um classico filme da Disney), existem historias que contam um lado mais obscuro desses seres mitologicos.

SEREIAS JUNTAS
SEREIAS

Na Mitologia Grega…

As sereias eram seres de muito beleza e de um canto tão doce que conseguiam atrair tripulantes que se aproximassem de onde viviam. O mito diz que as sereias são filhas do Deus rio Aqueloo e da musa Terpsícore. Assim como as harpias, e que foram transformadas em metade mulher e metade peixei apos enfonderem a Deus Afrodite.

O livro Odisséia conta que:

A mais antiga referência as sereias está no livro Odisséia, de Homero. A história conta que Ulisses o rei da ilha de Ítaca se juntou a outros gregos na guerra contra Troia, mas depois que eles vencem a guerra, Ulisses e seus homens acabaram passando incríveis aventuras tentando voltar pra casa navegando pelo Mediterrâneo. Cada capítulo da Odisséia, narra uma situação que Ulisses enfrentou, até finalmente conseguir voltar pra casa, para seu reino e para sua esposa Penélope.

O heroi que não possuía talentos

O heroi da Odisséia não possuía talentos artísticos, e por isso sabia que não poderia vencer as sereias. Reconhecendo sua fraqueza e fragilidade Ulisses teve uma ideia. No momento em que sua embarcação começasse a se aproximar da ilha aonde vivia as sereias, ordenou que seus homens tampassem os ouvidos com cera e que o amarrasem ao mastro do navio. Como havia previsto ao chegarem perto da ilha, Ulisses implorou para que seus homens o soltasse porem seguindo as ordens dado pelo próprio capitão não fizeram, e assim ele conseguiu passar intacto pelas serias e voltar para casa.

O mito ainda diz que as sereias ficaram tão decepcionadas, que um simples mortal havia derrotado elas que se afogaram no mar. vale lembrar que em alguns mitos da mitologia grega as sereias eram meio mulher e meio pássaro. Então não fica tão sem sentido que as sereias tenham se afogado se você pensar dessa forma.

Louco não? Ou seja até chegar na Ariel as sereias eram bem malvadas. HAHA

sereia iara
sereia iara

O Brasil tem sua própria sabia?

Iara,Uiara ou Mãe-d’água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas. Sua pele é parda, possui cabelos longos e verdes, e olhos castanhos.

Os mitos sobre a seria brasileira já foram bastante modificadas. Em uma delas, o personagem era masculino e chamava-se Ipupiara. Homem-peixe que devorava pescadores e os levava para o fundo do rio. No século XVIII, Ipupiara vira a sedutora sereia Uiara ou Iara. Pescadores de toda parte do Brasil, contam histórias de moços que cederam aos encantos da bela Iara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no leito das águas no fim da tarde. Surge sedutora à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas.

Agora vamos as dicas de filmes:

se você gosta de sereias deveria assistir alguns desses filmes.

sereia nadando
sereia nadando
  • Aquamarine
  • Splash – Uma Sereia em Minha Vida
  • As Sereias
  • Sabrina Vai à Austrália
  • A Dama na Água
  • A Pequena Sereia

 

 

Se você curti muito sereias. não pode perde o tutorial que temos sobre como fazer uma cora de sereia (link).

 

Até a proxima

beijos T/

 

Fontes:

Blog: Assombrado.com.br

Portal dos Mitos

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta